MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Técnico em Equipamentos Biomédicos
CEFET-MG

Conheça o Curso

Última modificação: Segunda-feira, 1 de abril de 2019

Objetivo

O Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos tem como objetivo a formação de profissionais qualificados para a manutenção e gerenciamento de equipamentos médico hospitalares.

img_0010

Histórico

Nos anos 1970, quando o Brasil, por falta de tecnologia própria, importou uma série de equipamentos hospitalares, faltou adquirir uma coisa: o conhecimento sobre a manutenção dos itens comprados. Dez anos depois a situação era catastrófica: o parque público já estava completamente sucateado. (Revista Fiocruz – Profissões). Em meados dos anos 1980 entidades como CNPq, Inamps e os ministérios da Educação e da Saúde começaram a pensar as primeiras políticas públicas do país em relação à manutenção de equipamentos médico-hospitalares. Na mesma década, foram criados centros de manutenção de equipamentos em que trabalhavam tanto engenheiros quanto técnicos – mas ainda não havia técnicos específicos para os equipamentos biomédicos: eram, por exemplo, profissionais formados em eletrônica.

Nos anos de 1990, o Brasil gastava cerca de 500 milhões de dólares por ano com a terceirização da manutenção de equipamentos nos serviços públicos. A solução levantada pelo Ministério da Saúde era a de criar um curso para formar técnicos para a manutenção de equipamentos, com o objetivo de evitar esse desperdício na área. Em 1994 o CEFET-MG foi procurado pelo Ministério da Saúde para montar o curso. Em 1999 o CEFET-MG formou a primeira turma na modalidade pós-médio. O aluno já deveria possuir o curso de Técnico em Eletrônica para realizar este curso. Posteriormente o curso passou a ser oferecido na modalidade concomitante (o aluno cursava o ensino médio em um período e o técnico em outro) e finalmente em 2007 o curso passou a ser oferecido somente na modalidade integrado ao ensino médio.

Assim, desde 1999, a Instituição oferta o curso Técnico em Equipamentos Biomédicos que, até 2007, se chamava Artífice em Equipamentos Médicos Hospitalares. Atualmente, ele é ofertado no campus II em Belo Horizonte (algumas aulas no Campus I), na modalidade Integrado, em que o estudante cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo.

Pré-requisitos para o Futuro Aluno

O curso é oferecido na modalidade integrada, ou seja, o aluno irá cursar o ensino médio e técnico no CEFET-MG com aulas nos períodos da manhã e da tarde. A duração do curso é de 3 anos. Após este período, o aluno deverá realizar o estágio supervisionado, com carga horária mínima de 480 horas. Quem pretende fazer o curso precisa gostar de “física, especialmente de eletricidade, de matemática e ter interesses na solução de problemas práticos”. Durante o curso, há uma base sólida de formação em fisiologia humana, circuitos elétricos, eletrônica, sensores e transdutores, e de operação de equipamentos de bancada.

img_0012

Infraestrutura

O aluno que escolhe fazer Equipamentos Biomédicos no CEFET-MG irá contar com uma infraestrutura de laboratórios com diversos equipamentos eletrônicos e médicos e com aulas teóricas e práticas, ofertadas por um corpo docente formado por doutores e mestres. Utilizamos uma metodologia de ensino baseada no desenvolvimento de projetos. Isto faz o aluno se envolver em atividades práticas, que englobam o conhecimento das disciplinas por ele aprendidas, permitindo o desenvolvimento de habilidades e de hábitos de aprendizagem contínuo, focado na solução de problemas.

img_0005

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o egresso pode trabalhar com manutenção e calibração de equipamentos médico-hospitalares, gestão de equipamentos, tanto na compra de insumos quanto no controle de depreciação por meio de manutenções preventivas, elaboração de manuais de manutenção e calibração com base em normas técnicas etc., podendo atuar em indústrias de manutenção de equipamentos hospitalares e em empresas de comercialização de equipamentos biomédicos.